Quadrante de fluxo de caixa de Robert Kiyosaki

O quadrante de fluxo de caixa de Robert Kiyosaki

O que é o Quadrante de Fluxo de Caixa

Esse conceito foi criado por Robert Kiyosaki, o autor do livro Pai rico, pai pobre, que traz diversos conceitos interessantes sobre a relação que temos com o dinheiro. De acordo com o quadrante, 90% das pessoas são empregados (quadrante E) ou autônomos (quadrante A), que trabalham por razões de segurança e que têm medo de perder seu emprego. Esse quadrante é representado em seu livro pelo pai pobre, aquele que está sempre em busca de estudos para alavancar a carreira, o salário, etc. Mas o fruto do trabalho dessas pessoas é apropriado por outras pessoas. Os empregados são apenas a forma produtiva, dependentes do dinheiro.

O quadrante D representa os donos dos negócios. Essas pessoas não dedicam necessariamente seu tempo à obtenção de dinheiro. Basicamente, o que garante a obtenção de rendimentos para essas pessoas é a concessão de ativos, assim como ocorre com os investidores (quadrante I). Enquanto 90% das pessoas trabalham em troca de dinheiro, esses 10% da população (investidores e donos) fazem o dinheiro trabalhar por eles. São pessoas com liberdade financeira, que passam mais tempo com a família e se representam no livro de Kiyosaki.

Como transformar isso a seu favor? Como ganhar mais dinheiro?

Segundo Robert Kiyosaki, a melhor forma de ganhar dinheiro hoje em dia seria por meio da mudança de quadrante, da obtenção de maior liberdade em relação aos quadrantes E e A do esquema. Ou seja, aplicado ao contexto do mercado econômico, a sugestão seria a de busca por maior autonomia, por maior independência financeira e gerencial de suas atividades.

Muitos empregados (E) e trabalhadores autônomos (A) não possuem o capital inicial necessário para começar o negócio dos sonhos, mas isso não significa que essas pessoas não possam empreender. Que tal expandir um pouco o leque de opções e buscar negócios que requeiram baixos investimentos iniciais?

Além disso, para mudar de quadrante, também é possível buscar novas formas de geração de renda, não necessariamente ligadas à propriedade de ativos, mas que ainda assim tenham como finalidade o aumento dos bens com os quais você pode contar. Esse é o caso, por exemplo, das empresas de vendas diretas e marketing multinível. Essas opções têm baixos custos iniciais mas podem render frutos interessantes com o passar do tempo e, eventualmente, te reposicionar no Quadrante do Fluxo de Caixa.

Em que quadrante você se encontra hoje?

Empregado

Muitos brasileiros têm essa característica predominante. Focados na segurança e no benefício deixando de lado os riscos, mesmo quando pequenos.

Procura sempre reduzir as incertezas.

Identificamos esse perfil em diferentes papéis, como em um executivo, um mecânico, até mesmo em empresários.

Procura segurança (que nem sempre é real) e logicamente, precisa trabalhar para ganhar seu dinheiro, tendo assim pouca liberdade. Troca seu tempo por dinheiro. Constrói riqueza para o patrão.

Autônomos

Gosta de trabalhar por conta própria. Acredita que faz melhor que os outros e muitas das vezes está certo. Acontece que por trabalhar com excelência, é muito crítico com o trabalho dos outros. Sendo assim na maioria das vezes não deixa ninguém ajudar e fica sobrecarregado. Se contrata alguém para ajudar, além de pagar pelo serviço geralmente tem que ensinar e supervisionar o serviço. Quando o ajudante se torna bom o suficiente acaba tornando-se seu concorrente.

Dono/Empresário

Monta um sistema para que trabalhe por ele. Assim o resultado acontece mesmo na sua ausência. Precisa investir para montar o sistema e depois precisa supervisionar pois é dele toda a responsabilidade do negócio.

Se você é daqueles empresários que diz que não pode se ausentar da sua empresa, seja para um curso ou folga, você não se enquadra como dono. Favor voltar para o parágrafo acima como Autônomo, e sem reclamar.

Investidor

Faz o dinheiro trabalhar para ele. Seja com investimentos financeiros, imóveis ou investindo em empresas. Dinheiro faz dinheiro!

EM QUE QUADRANTE VOCÊ DESEJA ESTAR?

quadrante do fluxo de caixa

Veja também: Pai rico, pai pobre de Robert Kiyosaki

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *