Empreendedorismo e marketing multinível

Empreendedorismo e Marketing multinível ainda são coisas pouco conhecidas pelo grande público.

Muitos tem uma vaga ideia do que significa, mas poucos entendem realmente do que se trata.

Então vamos comecar dando “nome aos bois”:

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.

Empreender é o modo de pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando e liderando processo. Tornando possível o impossível e entusiasmando pessoas, combatendo a rotina, assumindo riscos em favor do lucro.

O Brasil é um dos países que mais empreende no mundo. Segundo uma pesquisa, em cada 100 brasileiros adultos, 13 estão envolvidos em alguma atividade empreendedora. Abrir um negócio é muito fácil, assim é o que muitos pensam. Mas o difícil é se manter firme e existente no mercado.

Pesquisas apontam, que muitas empresas fecham as portas antes mesmo de completar um ano de existência.

Um dos maiores erros cometidos por quem abre um negócio, que inclusive também é um dos principais motivos de insucesso, é achar que obterá lucro no mês seguinte da abertura de seu empreendimento. Acabam confundindo fluxo de caixa com lucro. O empreendedor tem que ter em mente, que terá lucro em um determinado tempo. Existem franquias, por exemplo, que levam 2 anos para o empresário obter lucro.

Como alternativa aos negócios tradicionais onde geralmente se tem um investimento inicial e um custo mensal fixo altos, o marketing multinível tem se despontado como ótima opção de renda extra ou até mesmo de uma renda principal, trabalhando-se em tempo parcial a partir de casa.

Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede , é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores.  Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide.

Esse modelo de negócio oferece muitos outros atrativos. O principal deles é a flexibilidade que essa atividade proporciona e que reflete diretamente na qualidade de vida do empreendedor.

Comportamento de empreendedor

Empreender exige mais que um planejamento sobre o negócio e capital para investimento. O sucesso de um negócio está relacionado ao perfil do empresário e as atitudes dele em frente às situações e decisões necessárias para o futuro da empresa.

Seja no empreendedorismo digital ou em uma empresa física é fundamental que o empreendedor tenha um propósito para seu negócio. Ou seja, dedique seu tempo e se esforce para fazer um trabalho em que ele acredita. Um empreendedor de sucesso, possui características que o fizeram chegar onde está.

Por isso, é necessário mais que ideias e planejamento, é preciso também capacidade de realização de ação e principalmente aptidão para execução. É possível desenvolver determinados comportamentos para quem deseja ser bem-sucedido gerenciando seu próprio negócio.

As principais características que fazem de uma pessoa um empreendedor de sucesso é principalmente a iniciativa de fazer as coisas acontecerem, assim como aptidão para planejamento. Realizar planejamentos e fazer disso um hábito é uma maneira de aperfeiçoar essa característica.

Além disso, todo empreendedor possui confiança em si mesmo e no seu negócio. Outra característica está atrelada a perseverança. Todo negócio exige que o empreendedor não desista, ao contrário, se mantenha consciente de que vai errar e que os empecilhos são fundamentais para alcançar o sucesso.

Motivação

O empreendedor é o responsável pela geração de ideias, estruturas, redistribuição de recursos e para que todas essas atividades sejam realizadas com maestria, sem falar que a motivação é indispensável.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae verificou-se que 55,4% dos empreendedores passaram por dificuldades para encontrar emprego e por esse motivo optaram por empreender. E nesse contexto 70% das empresas fecham antes de 12 meses. Por outro lado, os negócios que se mantém e apresentam crescimento considerável.

E o fator principal de uma empresa se manter por anos é a motivação de quem a lidera. A motivação vem dos motivos que estão ligados ao que você busca para a vida. Está intimamente ligada ao que te leva a algum estado ou atividade, ou seja, seus motivos pessoais e profissionais só têm significado para você.

Isso quer dizer que, conhecer a si mesmo e encontrar qual sua real motivação, pensar e trabalhar para alcançar o propósito é o que faz com que seu negócio se torne um sucesso.  Não há uma receita para a motivação, mas você pode encontrar a sua.

Valores do Empreendimento

Uma das principais lições do empreendedorismo é definir a existência do seu negócio. Toda empresa tem um porquê de existir, e essa definição deve ser muito clara, para que você possa se orientar e conduzir os funcionários.

Quais os objetivos do negócio, dos produtos ou serviços?

Qual a missão e os valores da empresa?

Como você quer que os clientes vejam sua empresa?

Com objetivos claros é possível realizar planos de negócios certeiros, colocar em prática com eficiência e alcançar o sucesso.

Foco

No empreendedorismo foco é fundamental para conquistar bons resultados.

E ter foco não significa realizar todas as atividades, e sim o oposto.

Foco está relacionado ao entendimento sobre o que é importante para sua empresa. Por isso, conhecer as prioridades do seu negócio é o primeiro passo para ser mais focado e produtivo.

O objetivo é que todo empreendedor tenha com clareza as definições, precisões e obrigações do seu negócio e quais as providências necessárias para concluir as metas. Além disso, ter objetivos bem definidos e realizar uma atividade por vez, até o final, auxiliam para que você, seja mais focado e tenha bons resultados nos negócios.

Após identificar as prioridades concentre-se para resolvê-las, a favor do crescimento da empresa. Foco é uma habilidade que poder desenvolvida, e para isso, é necessário haver manutenção do foco, para antecipar demandas e necessidades de melhorias no negócio.

Domínio dos argumentos de venda

O argumento de vendas é o raciocínio que leva o cliente a se convencer de que aquele produto ou serviço oferecido é a solução para as suas necessidades. Para vender suas ideias, serviços ou produtos, é preciso estar sempre com discurso de vendas prontos.

Ou seja, é preciso de estratégia e persuasão para envolver o cliente convencê-lo de realizar a compra. Toda venda começa do interesse ou da necessidade do cliente por um determinado produto ou serviço. Por isso, seu negócio deve conter o máximo de informação sobre o produto e como ele pode ser útil para o seu cliente.

Ou seja, é preciso de estratégia e persuasão para envolver o cliente convencê-lo de realizar a compra.

Tirar proveito do fracasso

As frustrações são recorrentes no empreendedorismo, e os motivos que levam empresas ao fracasso são variados. A decisão de ampliar o negócio sem estar preparado, problemas com fornecedor ou o hábito de fazer mais do mesmo, são atitudes que podem desencadear a um resultado negativo no negócio.

O fato é que os maiores empreendedores já faliram empresas, enfrentaram problemas financeiros, crises internas e tantas outras situações difíceis. E a experiência ruim fez com que eles aprendessem.

Não desperdice o ensinamento que as crises apresentam, esse é o momento de inovar. A inovação deve estar sempre presente. Por isso é importante tratar as dificuldades como um incentivo às mudanças, buscar novas soluções para seus produtos e serviços, criar novas possibilidades e até mesmo, buscar novos mercados.

Evolução do negócio

Estagnar seu negócio em um setor é opção mais fácil, já que você já conhece todas as etapas e esta tudo funcionando normalmente. Porém, essa é a pior atitude para quem busca crescer seu negócio.

Em todo empreendimento, é preciso ficar atento às novas tendências e principalmente, no que o seu consumidor exige. Por isso, aperfeiçoe seu produto ou serviço para ser sempre o melhor do seu nicho.

Faça testes com clientes, pesquisas sobre o público de interesse, busque o máximo de informação sobre o que eles gostam e como você pode aproveitar isso no seu negócio. Assim, fica visível a importância da atualização constante.

A não adaptação a exigência do mercado é decisiva para o fracasso da empresa. Sendo assim, é importante encontrar mecanismos que faça com que a empresa cresça ano a ano em seu nicho de atuação.

Criação de grupos e pertencimento

Somos seres que precisam do sentimento de pertencimento e buscamos isso a todo momento, seja pela roupa, carro, música e até mesmo nos ambientes que frequentamos. Promover um ambiente em que pessoas com os mesmos objetivos possam conversar sobre assuntos em comum é uma excelente estratégia para seu negócio.

A necessidade de pertencimento é aflorada quando estamos próximos de pessoas que têm os mesmos interesses. Considere criar uma comunidade voltada ao seu produto ou serviço, através de redes sociais, WhatsApp, fórum de discussão, ou outra ferramenta que possibilita reunir seu público em lugar comum.

A comunidade mantém os usuários engajados, conectados uns com os outros. Além de reter usuários, você poderá descobrir melhorias para seu negócio com a melhor fonte que poderia ter, seus próprios clientes.

E como empreendedor procure estar próximas as pessoas que também compartilham dos mesmos interesses. Ao participar desses encontros você se informa sobre assuntos mais específicos do seu setor. E tem a oportunidade de ampliar sua rede de contatos através de networking.

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história… Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.” ( Augusto Cury).

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